Header Ads

ad

Grupo Raízes Nordestinas estreia com novo espetáculo “Segredos do Poço Redondo”

Na próxima sexta (18), o Grupo Raízes Nordestinas estreará o espetáculo de teatro “O segredo do Poço Redondo” produzido a partir do projeto “Veredas e Rimas da Caatinga” apoiado pelo SEMEAR. O evento será no Teatro Raízes Nordestinas, em Poço Redondo/SE, com início as 18h:30.
Além da apresentação de teatro, a noite cultural terá apresentações musicais da Escola Popular de Música; lançamento do novo Projeto de Escola Popular de Música e um musical com Tânia Maria.
Na oportunidade o Grupo e do Teatro Raízes Nordestinas irá comemorar seus 14 anos de estrada no mundo “da arte e da resistência camponesa”. Rafaela Alves, uma das coordenadoras do grupo, relata que o mesmo teve seu surgimento em 2001 devido à necessidade da comunidade de lutar por seus direitos.
O grupo tem como característica trabalhar a formação dos jovens desde o lado artístico com aulas de violão, sanfona e teatro, como também a questão política e a luta pela afirmação do campesinato brasileiro.

 O Segredo do Poço Redondo

Foto: Raízes Nordestinas
Sinopse:
O espetáculo de teatro, “O Segredo do Poço Redondo” conta a saga de Chico de Poço Redondo e Glorinha de Maranduba na busca desesperada por encontrar um segredo quase revelado por Padre Cícero num sonho tido por Chico, que dizia que iria mudar as suas vidas no alto sertão sergipano. Abandonando a sua casa e tudo que construíram com muita dificuldade, Chico e Glorinha arriscam suas vidas para descobrirem o tal segredo que, segundo revelou Padre Cícero em sonho, era um verdadeiro tesouro. Em suas andanças eles vão cruzando com personagens que compõem o nosso cotidiano, alguns deles ligados ao universo do campesinato, outros da cultura popular, como ciganas, ladrões, cordelistas, mestres populares, loucos andarilhos. O desfecho é surpreendente, pois ao desvendarem o tal segredo Chico e Glorinha descobrem que na verdade o que eles procuravam estava o tempo todo ao lado deles, em Poço Redondo, e especialmente Chico não conseguia ver. De volta à cidade natal, lugar de onde nunca deveriam ter saído, os dois vão compreendendo melhor sua realidade, construindo outro olhar sobre sua região, o semiárido, agora com a perspectiva da convivência, entendem que há possibilidade de adaptarem-se as questões climáticas, de construir inovadas formas de superação dos seus desafios.


Elenco:
Jaqueline Araújo
Altair Soares
Jean Marx Anjos
Luan Melo
Nadianne Brito
Crislaine Souza
Marcelo Soares
Valdomiro Santos
Letícia Rafael
Nayla Aragão
Nairely Aragão
Gabriel de Araújo (participação do ator mirim)

Ficha Técnica:
Músicos Murilo Gois e Janisson Santana
Texto: Raimundo Venâncio
Direção de Corpo e Voz: Tânia Maria
Concepção de figurinos: Eduardo Freitas
Execução de figurinos: Silvia Janaina, Vania de Oliveira, Eduardo Freitas
Concepção de adereços: Eduardo Freitas
Execução de adereços: Eduardo Freitas, Raimundo Venâncio e Tânia Maria
Concepção e direção geral: Raimundo Venâncio
Produção: Euziane Rafael, Jaqueline Araújo e Silvia Janayna
Maquiagem: Os atores
Contrarregragem: Marcela Soares

Fonte: Portal Expressão Sergipana

Nenhum comentário