Header Ads

ad

Fortaleza é a bola da vez no Nordeste

Foto Jornal da Cidade 
Com uma população estimada em quase 2,6 milhões de habitantes,  Fortaleza,  a capital do Ceará,  possui 314,930 km² e é hoje uma das capitais nordestinas que mais atrai turistas no Brasil, incluindo estrangeiros, e se dá ao luxo de viver ano após ano sempre em alta estação. No período de Verão, o turismo cearense é de lazer e nas demais estações há o turismo de eventos, que é intenso.
A comprovação da intensa presença de visitante pode ser observada em caminhadas pelos calçadões das praias de Iracema e Meirelles, nos bares da praia do Futuro, no mercado central, praça do Ferreira, shoppings centers e nas ruas do centro comercial.
Além de ser uma cidade bastante acolhedora, moderna, mas preservando o seu passado, com belas praias de água azul esverdeado (ou verde azulado?), Fortaleza propicia aos visitantes diversão garantida e uma infinidade de atrações turísticas, que também podem contar com boa e confortável rede hoteleira.

Veja o que fazer em Fortaleza
Beach Park - O Beach Park, maior parque aquático da América Latina, é diversão garantida para toda a família, como dizem aqueles que fazem a sua divulgação nos hotéis, restaurantes e na mídia. O Park fica a cerca 15 minutos do centro da cidade, na praia do Porto da Dunas, e é um dos lugares mais procurados pelos turistas. Além do parque aquático, tem restaurantes e barraca na beira da praia, que é bonita e agradável. No Park, turistas do Brasil e do exterior.

Praia do Futuro - É a praia mais procurada por turistas. Localizada a cerca de 10 km do centro da capital, a Praia do Futuro tem mais de 30km. São inúmeras opções de barracas de praia, com estrutura de bares e restaurantes para receber os visitantes.

Praia do Mucuripe - Cantada em verso e prosa (As Velas do Mucuripe, de 1973, de Fagner,  é um exemplo),  Mucuripe é um cenário de charme na orla de Fortaleza que ainda preserva a tradição de seus pescadores e algumas ?velas?. O visual é bonito, principalmente de manhã ao acordar em hotel do Meirelles.

Catedral de Fortaleza - Ela foi construída inspirada na catedral francesa de Notre Dame (Paris), a Catedral de Fortaleza foi projetada pelo engenheiro francês George Mounier. A Catedral fica no local da antiga igreja da Sé. Vale a pena uma visita.

Mercado Central - Para quem gosta de artesanato, vale a pena uma visita ao Mercado Central.  É nele que o turista vai conhecer o lado mais popular da  na cultura cearense. O prédio foi inaugurado em 1809 e passou por diversas reformas. São mais de 550 lojas que oferecem uma enorme diversidade de produtos. Castanhas de caju, doces variados, artesanato em barro e madeira e em grande quantidade.  Lembranças do Padim Ciço, Lampião e outros cabas brabos mais.

Praia de Iracema - O lugar é um dos símbolos da capital cearense e foi batizado em homenagem à ?Virgem dos Lábios de Mel?, musa do romance do escritor cearense José de Alencar. É na Praia de Iracema que ficam pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses e o aterro, onde acontece anualmente o segundo maior réveillon do país.

Dragão do Mar - O Dragão do Mar é um centro cultural com mostras permanentes e aberto o dia todo. Lá tem cafés, teatro, exposições e planetário. O nome é uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, engajado na luta pela libertação dos escravos. O Dragão fica na praia de Iracema. Há opções culturais durante todo o dia e à noite você pode optar por conhecer  os bares e restaurantes, que ocupam galpões restaurados no seu entorno.

Passeio de escuna - Diairiamente,  as escunas  devam dezenas de turistas para passeios pela orla de Fortaleza. Os barcos saem da praia do Mucuripe., onde funciona um terminal para embarcações.

Feirinha de Artesanato da Beira-Mar - O espaço tornou-se muito conhecido pela grande diversidade de produtos típicos. A feirinha de artesanato da Beira Mar é um dos pontos turísticos de Fortaleza mais visitados por turistas. São centenas de barracas que se concentram no calçadão, na esquina da avenida Desembargador Moreira, na praia do Meireles. Funciona todos os dias, a partir das 17h.

Theatro José de Alencar - O  teatro é,  econhecidamente,  um dos maiores símbolos arquitetônicos mas  arcantes de Fortaleza. Ele fica no Centro da Cidade, bem em frente à praça homônima.. O Theatro José de Alencar oferece visitas guiadas, de hora em hora, a partir das 8h. O prédio foi construído em1910 e tem marcantes foyer, o porão e os jardins de Burle Marx.

Caranguejão - Assim como os sergipanos, os oradores de Fortaleza são grandes  onsumidores de caranguejo   e propagam para quem por lá aparece que coloca à mesa os maiores e mais saborosos. Não dá para dizer que se trata de verdade ou mentira, pois nunca fiz questão de consumir esse tipo de crustáceo, exceto a famosa bocona?, que na verdade é uma pata usada para levar comida à boca. O crustáceo é comercializado em grandes quantidades nos  bares, restaurantes e em todas as barracas da praia do Futuro, ao longo da avenida Zezé Diogo. É  tradição na capital cearense todas as quintas-feiras a noite degustar o caranguejo.

Culinária - Come-se muito peixe frito ou em deliciosas peixadas no Ceará. Há um uso muito grande de Pargo. É fácil ter acesso ao tradicional baião de dois e ao famoso ?capote?, que não passa de um guiné ensopado. Vindos do interior do estado estão à disposição do visitante o carneiro cozido, a carne do sol, a panelada, rabada e mais uma dezena de pratos deliciosos.

Forró - Além do caranguejo, o gosto pelo forró, aproxima muito cearenses e sergipanos. De segunda a segunda, é possível dançar forró em Fortaleza. O ritmo se faz presente em bares, clubes e espaços públicos populares.

Mas se você acha esse roteiro que estamos lhe oferecendo pequeno demais, vá conhecer as praias de Jericoacoara , Canoa Quebrada, Caucaia, Cumbuco...

Fonte Jornal da Cidade. 

Nenhum comentário