Governo Federal retoma elaboração do projeto do Canal de Xingó
Foto Jorge Henrique |
O reinício dos serviços de elaboração do anteprojeto do Canal de Xingó decorre de autorização da Presidenta Dilma Rousseff. A primeira fase contempla os primeiros 130 quilômetros do Canal de Xingó. A elaboração do projeto está prevista para ser concluída em outubro de 2016. O valor do contrato do anteprojeto é de R$ 6,8 milhões.
O anteprojeto irá nortear a construção dos primeiros 130 quilômetros do canal, que abrangem desde a captação de água no reservatório de Paulo Afonso (BA), seguindo por Santa Brígida (BA), Canindé de São Francisco (SE) e chegando até o reservatório R-5, em Poço Redondo, nas proximidades do perímetro irrigado Jacaré-Curituba. Nas fases seguintes, o canal se estenderá por Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória.
Com a conclusão dos serviços, a Codevasf dará início aos procedimentos necessários para a elaboração da licitação da obra, cujo prazo de conclusão é de 03 a 04 anos e o montante de investimento para a implantação é estimado em R$ 1,4 bilhão.
Os benefícios do Canal de Xingó se direcionam ao desenvolvimento da agricultura irrigada, fortalecimento do sistema de pecuária leiteira, agroindústria, apicultura e piscicultura. O investimento ainda alavancará o potencial turístico em toda a área que cobre a região dos cânions de Xingó. Com o projeto, o Governo de Sergipe pretende também maximizar a oferta de recursos hídricos no Alto Sertão sergipano.
Fonte ASN.
Post a Comment