Header Ads

ad

Diretor de jornalismo da TV Sergipe lança livro em Glória

A Academia Gloriense de Letras convida para uma aula aberta sobre a história da música popular brasileira, com o jornalista e linguista Pedro Henrique Varoni de Carvalho e para o lançamento de seu livro “A voz que canta na voz que fala: poética e política na trajetória de Gilberto Gil”.
O evento acontece no dia 5 de março, das 14 às 16h, na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória, localizada na Praça Filemon Bezerra Lemos, 172, Centro. Perder? Nem pensar!

Conheça a obra
Pedro Varoni é diretor de jornalismo da TV Sergipe. O livro sobre o cantor Gilberto Gil é fruto de um trabalho de cerca de 4 anos do jornalista.
Varoni é um grande fã do cantor. Por este motivo decidiu estudar e escrever sobre Gil. Segundo o autor, o livro “A voz que canta na voz que fala” é um estudo do impacto do tropicalismo e da presença do Gil dentro do tropicalismo, na cultura brasileira do final dos anos 60 até os dias atuais. Varoni destaca que o tropicalismo foi um acontecimento que mudou estética e politicamente a cultura brasileira. Para ele, Gil foi um compositor importante, que trouxe temas inusitados e polêmicos para a época, como as questões de gênero e racial, sendo um artista à frente do tempo.
Em A Voz que Canta na Voz que Fala - Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil, obra da Ateliê Editorial em coedição com a Editora Universitária Tiradentes, o autor Pedro Henrique Varoni de Carvalho trafega pela análise do discurso e aponta como Gilberto Gil trouxe o seu discurso poético-tropicalista ao Ministério da Cultura, sugerindo e promovendo mudanças até então inéditas no que toca ao tratamento dado à cultura brasileira pelo Estado.
 O trabalho é resultado do Doutorado em linguística na Universidade Federal de São Carlos, tendo a presença de colegas e da orientadora, que foi publicada conjuntamente pela Ateliê Editorial e a EDUNIT. A atração do autor por Gil vem da infância, quando se encantou pela voz e pela musicalidade do trabalho do cantor. “Tinha esta mensagem de modernidade que me encantou, afirmou.



Nenhum comentário