Meteorologia prevê 40ºC no sertão sergipano no verão
Foto Jadilson Simões |
Em Sergipe, a seca já atinge mais de 177 mil pessoas. O número de cidades afetadas também aumentou. Passou de oito para dez os municípios em estado de emergência, são eles: Canindé de São Francisco, Carira, Frei Paulo, Gararu, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde e Porto da Folha. A previsão é de que o El Niño deixe o tempo assim, seco e abafado, sem chuva, durante todo o verão. É o que reafirma o meteorologista de Sergipe, Overland Amaral, ao avisar que as temperaturas no sertão sergipano já chegam a 40 graus, podendo ultrapassar essa marca.
A baixa umidade do ar não tem dado trégua ao sertão sergipano. “A secura do ar já está no limite de risco, entre 20 e 30, isso para o ser humano é muito prejudicial, a pessoa pode passar mal, é muito desumano”, revela o meteorologista. Ele explica que a atuação do El Niño no Brasil provoca secas em algumas áreas e o aumento das chuvas em outras, ocasionando profundas alterações meteorológicas.
Overland diz que pode até chover no verão, mas não para regularizar a situação da seca nas dez cidades sergipanas afetadas. “O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Essa mudança de temperatura provoca uma modificação da circulação geral da atmosfera. No Brasil, o fenômeno se caracteriza por chuvas mais intensas nas regiões Sul e Sudeste e tempo mais seco nas regiões Norte e Nordeste”, esclarece.
Para atender uma população assistida, hoje estimada em 62.080 pessoas, foram disponibilizados 80 carros-pipa, segundo informou a Defesa Civil do Estado. Poço Redondo e Canindé de São Francisco são as cidades que mais estão sofrendo com a seca. Mas o município com o maior número de pessoas afetadas é Nossa Senhora da Glória, com 32.497, seguida por Poço Redondo, com 30.880 atingidos e Porto da Folha com 27.146. O número de pessoas afetadas em Canindé de São Francisco é de 24.693.
Fonte Jornal da Cidade.
Post a Comment