Header Ads

ad

Para que tirar as cutículas?

Pois é. Segundo especialistas, não faz sentido algum retirar totalmente a pele da unha! Saiba como conviver bem com ela e ter unhas lindas e saudáveis
A FUNÇÃO DA CUTÍCULA
Há quem diga que ela só serve para atrapalhar na hora de passar o esmalte. Balela! “Ela protege a fábrica da unha. Sem a cutícula, pode-se acumular alguma substância ou mesmo água na região, com o risco de a unha ficar mais fragilizada ou nascer com deformações”, diz a dermatologista Tatiana Gabbi. Além disso, a cutícula serve de barreira para a entrada de microorganismos, como bactérias e fungos, que podem provocar infecções.

DEVAGAR NO EMPURRA EMPURRA
Muita calma e mão leve para tirar os excessos, combinado? “Empurrar a cutícula com muita força pode causar traumas, como furinhos e manchas brancas nas unhas, além de machucar a região.”

DIGNAS DE RAINHA
A palavra de ordem quando se trata das cutículas? Hidratação, sobretudo se mexe com água e produtos de limpeza! “Hidratar as mãos uma vez ao dia já é suficiente”, diz Tatiana. E com qual frequência tirar a cutícula? “O ideal é não tirar, mas se for fazer isso, é só o excesso e, no máximo, uma vez por semana.”

PRODUTINHOS ESPERTOS
Removedores, redutores de cutícula, ceras e hidratantes podem ser boas opções para abandonar o alicate. “Quando a cutícula está hidratada, ela fica quase transparente e mais fina”, diz a dermatologista. Bingo! É o fim do incômodo e do aspecto áspero! Segundo a especialista, as ceras, por serem mais ricas em gordura do que os cremes, têm poder super-hidratante!


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
Os removedores de cutícula, que parecem fazer a pele “derreter”, são uma mão na roda na hora de fazer as unhas. Espere uns minutinhos após aplicá-los e passe delicamente um palito ou espátula! Mas atenção: se a embalagem diz para deixar agir só por dez segundos, é só por dez segundos mesmo!
Fonte Revista Viva!






Nenhum comentário